OBSERVAÇÕES DO TREM

MAIS MENSAGENS DO TREM
Atenção usuários, ao mudar de plataforma não transite pela linha férrea, a Super Via agradece a colaboração.

PROPAGANDA LIGADA AO FUTEBOL
+ O Robinho fez gol de placa? e daí, a Artec faz Placas de todos o formatos.
+ O Kaká tocou de letra? e daí, a Artec faz Letras de tamanhos e tipos variados.
+ Julio César tomou um frango? e daí, o Frangogh faz o melhor Frango da Zona Oeste.

Eu tenho prazer em andar de trem, como eu moro próximo da Estação Bangu, todo lugar que seja possível ir de trem, é essa a minha opção, ou até mesmo de metrô, pois eu pego a integração trem-metrô. Se tenho carro? não importa, gosto de andar de trem. E como algumas viagens são bastante longas e podem durar até duas horas, há muita coisa para se observar, e muitas pessoas para reparar. Em um dado dia, resolvi não só reparar e observar como relatar na minha inseparável agenda.
Vocês vão ler sobre pessoas, lugares, casos e até pensamentos e idéias, qualquer semelhança podem ser meras coincidências, e andem de trem, é mais rápido, seguro, barato e muitas vezes confortável.
Eu sou o doido que fica em pé no trem escrevendo feito um louco, não deixo ninguém ler. O que eu escrevo? Qualquer coisa sobre as pessoas, sobre os acontecimentos, sobre as paisagens das estações e dos bairros do caminho, ou sobre nada citado.

MENSAGENS DO TREM
Prezado cliente! Não impessa o fechamento das portas dos trens. Essa é a sua garantia de uma viagem tranquila e segura. Contamos com sua colaboração.
Prezado cliente! Ao desembarcar, observe o espaço entre o trem e a plataforma. A Supervia agradece a sua atenção.
Prezado Cliente, este trem possui um botão de abertura de portas pelos passageiros. Somente aperte se ele estiver aceso.
Prezado cliente, cêda o lugar para idosos, deficientes e gestantes. Agradecemos sua colaboração.
Prezado cliente, este trem só partirá quando todas as portas estiverem fechadas. Esta é uma medida de segurança da Supervia. Agradecemos sua compreensão.

PROPAGANDA PREZUNIC
Eu tinha um carro que de manhã pra pegar era um sacrifícil, tinha que empurrar. Por isso o meu café da manhã tiha que ser reforçado.
O Prezunic vem com promoção de: achocolatado Nescau ... reais, ovos tipo grande ... reais, pão Pull Man ... reais, manteiga Doriana pote 400 g ... reais.
Até que um dia eu vendi, agora eu ando à pé, é muito melhor.

MULHER DE VERDE
Com corpo bonito, espinha no rosto e fone no ouvido. Ela fala com uma amiga ao telefone, parece que esta entrou pra igreja, pois ela está comportada e parou de beber. Ela mexe no celular enquanto fala, mexe com um palitinho. E detalhe que as pulseiras também são verdes combinando com o vestido. Ela sentou e acabou a ligação, mas continua futucando o celular ... Voltei para dizer que ela tem o pé perfeito.

MÚSICA DA ARTEC
Apareça e cresça
Vamos te apresentar,
Somos da Artec
Você vai lucrar.
Sinalizamos sua empresa
pra bonita ficar.
Divulgamos sua marca
colocando ... em qualquer lugar.
Personalizamos
qualquer coisa
para identificar.
Propaganda criativa
é elementar,
tratamento vip e
qualidade ... classe A.

MENINA CEGA
No trem parador para Bangu no horário de 17:35 h., uma menina cega de um olho parou na minha frente, ela falava bastante, até que um amigo que estava com ela e mais algumas outras, lhe deixou sem graça, mas ficou quieta só por alguns minutos, e já voltou a falar. Eu comprei um refrigerante em lata, e quando abri pingou entre os dedos dela, ela não limpou, será que ela não tem sensibilidade nos pés, eu sei que aquilo ia virar uma lama melada, nosssssaaaa.

CRIANÇA COM CARA DE ADULTO
Uma mulher entrou com uma criança de colo e uma mochila que davam três crianças, imagino que ela tenha se separado e estava indo pra casa da mãe. Para se sentar foi um sacrifício, esbarrando nas pessoas. Mas o curioso era a criança que estava em seu colo, ela tinha cara de adulto. Será que vai ser anã? Esta calor e ela tira a camisa, da criança, é claro. A criança chora e se acalma em seguida, parece que dormiu.

CRIANÇA COM CARA DE ADULTO II
A mulher com a criança com cara de adulto arrumou uma amiga gestante, não entendi bem, mas enquanto eu escrevia a gestante apareceu falando com a mulher e brincando com a criança com cara de adulto. A gestante falou algo sobre matar, sobre minha mãe vai me matar, ou coisa parecida, e desceu me Padre Miguel, a partir daí a criança com cara de adulto danou a chorar.

APRENDER
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."

PROPAGANDA DA ANTARCTICA (DOMINGO)
Domingo se vai a feira,
Domingo se assisti corrida,
Domingo se faz churrasco,
Domingo se respira futebol.
Todos os dias são especiais,
mas os Domingos são mais especiais
com Antarctica.


PROPAGANDA ANTARCTICA II (SEGUNDA-FEIRA)
Segunda-feira se acorda de mau humor,
Segunda-feira se pega ônibus com dor de cabeça,
Segunda-feira se trabalha de ressaca,
Segunda-feira se tem dor de barriga.
Todos os dias são especiais,
mas a Segunda-feira seria especial
se no Domingo tivesse sido Antarctica.

O LIXO PODERIA VIRAR O QUE COMEMOS?
Pra onde vai o lixo?
Pra onde vai o que comemos?
O que comemos vira lixo,
e o lixo poderia virar o que comemos?
O papelão vira biscoito,
O isopor seria pão.
Iríamos catar latinha
como se fosse feijão.
Ferros seriam temperos
pra colocar nos escrementos,
que virariam carne
pra compensar o que comemos.


PRIMEIRO CEGO NO TREM
Na estação de Deodoro entrou no trem um cego com uma criança de, mais ou menos, uns 8 anos, ele pedia ajuda aos passageiros: pai de dois filhos, recebe um salário mínimo e tem a esposa falecida, e se diz morar de aluguel. Agora eu fico pensando, como é que pode? E imagino que na situação igual, e até pior, que a dele existem milhares de brasileiros.

SEGUNDO CEGO NO TREM
No mesmo dia do cego de cima, ou melhor, na mesma viagem, entrou outro cego na estação Oswaldo Cruz, esse não dizia nada e não trazia ninguém, apenas sua bengala e um fundo de garrafa pet com algumas moedas, que ele sacodia como um alarme para sua situação, deixando a cargo de cada um imaginar qual seja.

MILITARISMO
Tem alguns esclarecimentos que preciso saber, onde entra o militarismo no Brasil? Na estação de Realengo, do lado direito de quem vai para a Central, tem vários terrenos e ruínas do exército abandonados, que deve ser usado para várias coisas não boas, como: criação de mosquito da dengue, desova de elementos, e outras péssimas utilidades. É ai que eu preciso saber, porque não construir casas para abrigar pessoas como o primeiro cego? Ou até uma instituição para mendigos? Recuperá-los e dar lhes trabalho. Será que é tão burocrático assim? Que quebrem a burocracia. Será que é tão trabalhoso? Mas estariam gerando emprego. Mas se é má vontade, que o castigo esteja bem próximo.

EU SENDO O CRIADOR
Se eu fosse o criador do universo tudo seria diferente, eu agiria de maneira Big Brother, ou seja, quem não se comportar é eliminado, simplesmente retiraria do mundo e colocaria outra pessoa nascendo. De maneira que todos os adultos tivessem empregos e todas as crianças vaga nas escolas. Casas para todos morarem de maneira segura, mas só de ações naturais, ações essas que não poderia eliminar, porque é vida.

EU "COMO" O CRIADOR
Peço licença ao criador,
ou ao primeiro construtor,
para dizer que ele não trabalhou bem.
Como podem haver problemas,
em um lugar que por dilema,
tem nele como glorioso e santificador?
Se eu estivesse com ele pediria explicação:
o que aconteceu pra tudo fugir ao controle?
Mas vou ter paciência
e fazer a minha parte,
para que na minha consciência
fique só a ARTE.

MILITARISMO 2
Aproveito para contar um caso. Vinha eu pegar o trem para voltar para casa, e quando fui atravessar a Marechal Floriano observei um soldadinho parando o trânsito de carros e de pedestres na calçada para que saísse um carro do quartel. O tal carro saiu e eu aproveitei o trânsito parado para atravessar, não é que quando estava no meio da rua o soldadinho liberou o trânsito, eu fiquei preso sem poder seguir nem voltar, e correndo risco. Conclusão: fazem o deles para eles e que se danem o resto.

5 MULHERES
O trem estava cheio, quando entraram cinco mulheres, não lembro a estação. Elas foram ocupando espaço, se ajeitando, que quando percebi fui parar no outro lado do vagão. Elas são caixas de mercado, percebi pela conversa de uma que argumentou: - passou um "filé" no meu caixa hoje!!! Uma mais destacada foi convidada a se juntar as outras quatro e segurar no mesmo ferro. Outra vai ao cabelereiro, ficará lá por quatro horas, porque o cabelo dela está péssimo. Mas vai gastar de bobeira, pois uma outra falou que faria a escova dela de graça e em uma hora. A quinta é uma paraibinha baixinha de baton vermelho.

ALGO DÁ CERTO
Peguei o trem parador da Central para Campo Grande, e sem querer entrei no vagão reservado somente para as mulheres. Não percebi pois no mesmo tinham outros homens, mas um funcionário da Super Via avisou e todos prontamente foram para outro vagão. Achei muito bacana, pela primeira vez vi que existe, funciona e respeitam. Concordo com essa iniciativa.


ESTÁDIOS DO CAMINHO
Na viagem temos vista para três estádios de futebol, isso porque pego Central-Bangu. Passa no Maracanã, Engenhão e Moça Bonita, e se seguisse viajem ainda veria os fundos do estádio do Campo Grande.
O Maraca, carinhosamente chamado o Maracanã, é para clássicos cariocas, o Engenhão está pertencendo ao Botafogo no momento, já o Bangu e o Campo Grande não estão em boa situação, mas espero que melhorem e em breve poder voltar a frequentá-los.
O Maracanã e o Engenhão são os estádios mais bonitos do Rio, estão entre os mais bonitos do Brasil, e até me arrisco a dizer do mundo.

O CORÔA RUIM E O CARETA
Me entra no trem um corôa e um outro camarada mais jovem, ambos aparentavam ser lá de cima. O côroa estava muito ruim, com um bafo de cana que ia longe, e repetiu onze vezes que ia pegar no trampo as sete da matina. O camarada mais jovem estava careta e constrangido, e respondeu as onze vezes que ia pegar as cinco da manhã. O que explica porque ele não estava ruim também.
O mais engraçado foi quando eles entraram, o côroa foi para o canto do vagão e ficou chamando o careta pra ir, porque tinha que desempedir a entrada para os outros passageiros, e ficou dando lição de moral no careta dizendo para ele colaborar ajudando o próximo. O vagão já estava tomado com o bafo do corôa.

O CARA QUE TOSSIA DEMAIS
Havia um cara no trem que estava muito mal, muito mal mesmo, ele tossia sem parar, direto, como era um trem com ar condicionado, todo fechado, aquilo já estava incomodando, eu cheguei a alguns momentos a prender a respiração, e em outros colocava o nariz na camisa para respirar através dela. Outras pessoas faziam o mesmo, Sabe-se lá o que poderia ser, nunca vi nada parecido.

PROPAGANDA DE PROTETOR SOLAR
Um rapaz vai a praia e não usa o protetor solar, a turma que está com ele vai a um show e ele acompanha, não quer ficar de fora do programa. No show que estava cheio ele pulava sem parar, e todos achando que ele era o mais animado. Depois ele revela que não estava tão animado, e que quando se encostavam nele, ele pulava de ardido.
Use o protetor solar e anime-se refrescado.


PROPAGANDA DE JORNAL
Dois amigos que não se veêm a algum tempo se encontram na rua. E começa o díalogo:
- E aí rapaz!
- Tudo legal?
- Bem. E você?
- Tudo jóia!
- Que bom. Tranquilo?
- Beleza!
- Isso aí!
- Falou então!
- Valeu!
- Até mais?
- Até!
- Abração!
- Pra você também!
- Falou!
- Tchau!
- Tchau!
Se viram, e vão embora.
Está faltando assunto, leia o jornal.

VENDEDOR LADRÃO
Entrei no trem e estava uma confusão de um segurança com um vendedor de refrigerante, irregular. O segurança tomou a mercadoria do rapaz , o que deixou todos os passageiros enfurecidos achando um absurdo. Na primeira parada o segurança mandou o rapaz descer e sumir da frente dele. Em seguida o segurança se explicou aos passageiros, dizendo que o ambulante enquanto vendia aproveitava para roubar.

DETRAN
Estou lembrando que fui ao posto de vistoria do Detran em Campo Grande, fui informar a venda do meu carro, o Verona. Lá me disseram que não estavam fazendo este tipo de atendimento, que teria que ir no posto da Vila Militar. O que me causou uma certa revolta, pois pelo telefone me foi informado que poderia ser feito em qualquer posto de vistoria, sem contar o tempo e o dinheiro que foi gasto. Mas antes de chegar no ponto voltei para saber como faço para chegar no outro posto. Um fala com um, que fala com outro, e me pedem os documentos, e lá mesmo foi feito o protocolo com a informação de venda do carro. Quem entende?