Em busca do Domingo perfeito

De acordo com os cristãos é dia de descanso, de acordo
com os ingleses e alemães é dia do sol, dentre outras definições que
sabemos, tipo: primeiro dia da semana, que vem depois do sábado e
antes da segunda-feira.
Domingo, é tudo isso e muito mais, existe uma definição sentimental e física, mental e organizacional, ligado ao esporte, a culinária, a limpeza. Mas como é isso?
Pois bem, algumas pessoas se sentem tristes devido a chegada da segunda-feira, que é dia de trabalho ou de procurá-lo, envolve uma certa ansiedade pela semana que virá, se vai ser boa ou ruim. Outras acordam de ressaca, porque beberam muito no sábado, e sentem aquela moleza, aquele cansaço, e preferem ver tv na cama o dia inteiro. Outras almoçam em família, ou estudam, ou organizam a agenda da semana, ou vão ao shopping, ou à feira, ou à "pelada" com os amigos, e uma série de outras atividades e compromissos, pois é tem gente que fica no MSN o dia inteiro e até quem trabalhe Domingo, que é opção de cada um.
E quem pode dizer que já teve um Domingo perfeito? E como ele seria? Eu busco o meu, dá minha maneira.


Como começa
Sempre vejo minha vida sem rotina, todo dia é diferente do que está por vir, e quando se tornam parecidos me incomodam, mas se tratando do Domingo é ao contrário. Na grande maioria eles são iguais, com raras excessões de um passeio, ou uma viajem, um dia comemorativo, um bom show, qualquer outra coisa que vale a pena colocar o pé na rua, como também ir ao estádio ver um jogo do Botafogo, seja no Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão) ou em outro estado, o que já aconteceu.
O Domingo começa no sábado, quando eu me preparo para ele, compra-se comida, ingredientes para um churrasco, bebida (se tiver dinheiro Antarctica ou se estiver meio quebrado de grana Itaipava) e até uma cachaça e limão pra uma caipirinha, tudo no suficiente para passar o Domingo dentro de casa.
Sábado, na grande maioria, me guardo para o Domingo estar inteiro, e fico em casa assistindo um filme ou na internet, mas sair à noite é muito raro.


Fórmula 1
Nem todo Domingo tem Fórmula 1, infelizmente, mas com certeza para ele ser perfeito tem que ter. Acho que já é um bom começo na minha busca eu saber disso, porque aí já se vão, aproximadamente, duas horas dele. Prefiro as corridas na parte da manhã, apesar de haver algumas de madrugada, e até a tarde, o que também não é ruim.
Acordar cêdo, vinte minutos antes da largada, regar as plantas enquanto a água ferve e passar aquele café, posso dizer que é a cerimônia de abertura do meu dia. Na garrafa térmica cabem, exatos, oito doses de café que são saboreadas durante a corrida e não sei a medição mental que faço, pois a última dose combina com o pódio.
Tudo começa quando assisto uma corrida com uma largada muito disputada, cheia de ultrapassagens fantásticas, manobras de box, informações deste ambiente que envolve pilotos, equipes e as máquinas, e diga-se de passagem tenho ótimos informantes, um ou outro acidente assustador que não envolva vítimas, uma chegada alucinante que me obrigue a assistir a última volta de pé e por fim um pódio verde e amarelo, isso contribuiria em vinte por cento de um Domingo perfeito. Agora se não for uma vitória brasileira, que seja da Mc Laren, equipe que aprendi a torcer desde antes dos tempos do saudoso Ayrton Senna. Aí eu fico imaginando uma corrida com todos esses ingredientes, que na mistura final, pronto para degustar, venha como acompanhamento um título no mundial de pilotos para um brasileiro, e este na Mc Laren, que está ficando com o título mundial de construtores, agora sim, teria porcentagem da perfeição do início do meu Domingo.
Devem estar se perguntando: e quando a corrida é de madrugada ou à tarde? Bom, se for de madrugada é onde o Domingo começa, com um cochilo depois até às 11 horas, e à tarde fica bom que emendaria duas programações do Domingo, que vão saber mais pra frente.
Cada corrida tem alguma coisa de especial, positiva ou negativamente, corrida com chuva, com fatos inusitados como um carro incêndiando, atropelamento, reinvidicações e invasão de pista de espectadores, acidentes trágicos e provocados, e até corrida à noite. Nossa, e tem quem não goste, acham repetitivo os carros fazerem voltas no circuito, mas não é só isso, tem muita surpresa. Não sei até aonde essas surpresas podem ocorrer, por isso quero assistir todas, e o que acontecer estarei vendo ao vivo.


Coadjuvantes
A partir do término da corrida a primeira Antarctica pode ser aberta. Essa que é conhecida como a BOA, é minha preferida e participa do meu dia, ou se não a Itaipava, que tenho como uma boa substituta. Um isopor para manter a cerveja gelada é usado como abrigo e para abrí-la uso um abridor, com o escudo do Botafogo, é claro. Assim como, em menos quantidade, uma ou duas caipirinhas, que como bom brasileiro e carioca, me ajuda a relaxar.
Seguindo a minha busca, e acompanhando essa escala de porcentagem, passo a próxima etapa, sem deixar de citar a grande contribuição se o dia for de sol e calor, uma dupla que repudio durante a semana, no Domingo caí bem, pois se existe uma casa, e que eu more nela, com certeza há no quintal um chuveiro, e como parte de um ritual de relaxamento o uso dele é importantíssimo, uso contínuo no decorrer do dia, é claro. Mas se for um dia chuvoso ou nublado não muda nada, só não curtirei o chuveirão.


Enquanto a bola não rola
O próximo passo é o acesso a internet, onde leio e-mails e notícias, recados, converso com amigos, e participo de forma insistente do programa da Rádio Globo, o "Enquanto a Bola não Rola". Programa este que começa ao meio-dia, e é uma espécie de mesa redonda, onde se discute e se comenta os fatos do esporte, principalmente o futebol. E quando meu e-mail é lido durante o programa a escala para um Domingo perfeito sobe. Porque um comentário meu fazer parte de um programa onde comparecem Gérson (Canhotinha de Ouro) e Luiz Mendes (ícone da história do esporte mundial)tem que fazer do meu Domingo um momento de grande felicidade. Mas nem sempre isso acontece, até porque nem sempre meu comentário é merecedor. De acordo com a "Enquete do dia" meu e-mail é elaborado e a partir daí estou concorrendo a prêmios, que são sorteados no fim do programa.
Segue com os tópicos do programa as análises dos comentaristas, vez ou outra um convidado, lembranças históricas, e por fim "as caneladas da semana" que se ouve as declarações infelizes dos envolvidos no mundo do futebol.


Churrasco pro almoço
Enquanto ouço o programa e aguardo meu e-mail ser lido já começo a preparar o churrasco, haaaa o churrasco!!! Na maior tranquilidade, um ritual, desde a técnica de acender a churrasqueira, limpar a grelha, preparar a carne, e as coisas que envolvem este momento de relaxamento, como uma farofinha pronta, um limão pra pingar na linguiça calabresa e o alho picado para passar na carne. Este é meu almoço.
A churrasqueira é uma roda de carro sobre uma placa de concreto, que fica sobre a carcaça de outra churrasqueira. A grelha é uma grade de forno de fogão, mas esse improviso todo resulta em um dos principais momentos do dia.
Para ascender eu uso uma garrafa e seis folhas de jornal, que enrolando na garrafa, uma folha sobre a outra forma uma bucha, encho de carvão em volta e retiro a garrafa, ficando somente a bucha de jornal com um vazio no meio onde eu coloco mais carvão. Nem lembro onde aprendi isso, mas já faz tempo que utilizo essa técnica.
Após acender e o jornal queimar por completo, vem a limpeza da grelha, com uma faca eu raspo cada ferro atravessado da grade, onde ficam os resíduos do churrasco anterior, que são gorduras secas, e derretendo ajudam a alimentar as brasas do carvão.
Fazem parte do churrasco também a faca, o garfo, a tábua e a toalha de mesa branca (quando nova), e bastante manchada no momento, pois só é lavada quando o estado é crítico.
Coloco sempre dois bifes de alcatra, contra-filé ou fraldinha, e uma linguiça calabresa, o suficiente para eu ficar satisfeito, salgo a carne sobre a grelha, e uma batidinha depois para tirar o excesso e um pequeno corte na linguiça para assar por dentro. A carne quando está no ponto leva uma camada de alho picado e assa mais um pouco, e aí é só degustar, aos poucos durante a tarde.
E no rádio ouço o programa que citei e as preliminares das partidas de futebol que virão, escalações e entrevistas. Aí é que entra a corrida de tarde, no lugar das preliminares dos jogos.
Já que me encontro num momento de cabeça fresca, aproveito para pensar um pouco na vida, anoto alguns objetivos de curto prazo, e espero que surjam idéias para solucionar problemas, e é muito compreensivél que isso ocorra, pois não tenho nada que atrapalhe a minha criatividade em excesso no Domingo.


Rodada de jogos: Botafogo
Assisto na tv o jogo das 16 horas e em seguida o jogo das 18, e em um desses horários há o jogo do Botafogo, que não existem palavras para argumentar, explicar ou esboçar uma paixão. Paixão essa que carrego no sangue como herança de muitos ancestrais da minha árvore genealógica.
Caso o Botafogo jogue no horário das 16 hs eu assisto sem ser importunado, e aguardo o jogo das 18 para torcer ou secar alguma outra equipe. Mas prefiro que o Fogão jogue as 18 hs, pois assisto um jogo às 16 hs e depois fico livre pra começar a encerrar meu Domingo só com essa partida na cabeça. E em um estado de nervos no ápice, vejo o Botafogo vencer, empatar e perder, ser roubado pela arbitragem quase sempre, e poucas vezes beneficiado. Xingo, grito, sorrio e choro.
A TV é personalizada com escudos do Botafogo, a bermuda é a mesma todo Domingo, a camisa e o boné são do Botafogo, o copo é do Botafogo. Em fim, tudo é botafoguense. Detalhe que a camisa só é lavada quando o Botafogo perde.
E depois da rodada vem o pós-rodada, com os comentários das partidas, os melhores dos jogos, os barangas, a avaliação das arbitragens, e as entrevistas dos artistas dos espetáculos nas coletivas.


Companhia
Iam me perguntar das companhias? Aí depende, da companhia e do Domingo. Tem visitas agradáveis que chegam e participam do meu dia, ou fazem dele um Domingo diferente, que por serem bons amigos eu aceito essa mudança. Tem Domingos que são tão especiais e cheio de programação que visitas não seriam bem vindas, aí eu apelo para a vassoura atrás da porta.


Fim do Domingo
Agora eu imagino o que coloquei quanto as corridas de fórmula um, como se encerraria a temporada, e depois de ouvir meu e-mail sendo lido na Rádio Globo, e somo uma vitória do Botafogo, e indo até mais longe à conquista de um título, como seria maravilhoso meu Domingo. Aí com certeza eu não o encerraria em casa e sim na rua comemorando com meus "irmãos" botafoguenses.
Mas caso não seja a conquista de um título, uma vitória já é o suficiente pra eu comemorar ouvindo meus cd`s, cantando e dançando. E após a última cerveja, tomar meu banho e dormir feliz da vida, relaxado e preparado para qualquer problema que vier pela semana, e com a esperança que virá sempre um novo Domingo em breve, e estarei fazendo as mesmas coisas de Domingos passados. Até porque um Domingo perfeito é sempre esperado, um após o outro.